quinta-feira, 19 de maio de 2011

MASTERCLASS com ROBERT CASTLE | Introdução ao Método

No próximo dia 13 de Junho, o encenador e pedagogo americano Robert Castle estará pela 1ª vez no Porto, na Academia Contemporânea do Espectáculo, para dirigir uma Master Class.

Pensada principalmente para actores, a participação nesta sessão de trabalho será de grande importância, já que Robert Castle é uma referência mundial no domínio do trabalho do Método.

O conceituado encenador, presença regular em Lisboa, vêm ao Porto para uma sessão única de Introdução à teoria e prática do Método (Strasberg e Stanislavski). Robert Castle usa um estilo meticuloso para envolver cada actor nas técnicas associadas ao Método, integrando-o num processo que conduz a uma ligação total à Personagem, às Circunstâncias e ao Dilema. O ego e a auto-consciência "evaporam-se" e a personagem é completamente interiorizada.

A GDA Gestão dos Direitos dos Artistas financiará os actores seus associados nesta acção.

Robert Castle começou sua carreira como actor, estudando com Lee Strasberg e Peggy Feury. Participou como actor convidado em várias séries de televisão,incluindo Hill Street Blues, Kojak, Police Woman, Knot’s Landing, Eight is Enough,e na série especial da CBS I Love You, Am I Trapped Forever? .
Os papéis que interpretou no cinema incluem filmes como Big Bad Mama, Ruby and Oswald, The Jezebels, Murder in the First Person, Singular e TILT, no qual contracenou com Charles Durning e Brooke Shields. No palco interpretou protagonistas em peças de companhias de teatro profissional, em Nova York e Los Angeles. O seu percurso no teatro e fotografia permitiu-lhe ingressar na Escola de Cinema da UCLA. Realizou e escreveu o argumento de filmes que lhe valeram o Prémio do Jurí na Film Expo de N.Y. , um prémio de mérito do Festival internacional de Cinema de Chicago e a selecções para os Festivais Internacionais de Cinema de Vancouver , Houston e WNYC-TV de Nova York. Ganhou o Prémio Frank Glicksman, o prémio Peter Stark, uma Comenda Presidencial e a medalha de Ouro para as Artes. Como encenador, Robert Castle especializou-se em dirigir peças de Edward Allan Baker, Richard Vetere, John Patrick Shanley, D. McDonald e Luigi Pirandello. Antes de fundar a sua própria escola, a IT New York, em 1995, leccionou produção vídeo e escrita de argumentos na State University de Nova York (SUNY), interpretação na UCLA e Oberlin College, e nos ultimos dez anos ensina interpretação no Instituto de Teatro Lee Strasberg, em Nova York e na IT New York.

Sem comentários: