domingo, 8 de maio de 2011

Conferência de Imprensa | Apresentação da programação do 34º FITEI | 10 de Maio, Terça, 11:30 | Centro Português de Fotografia - Porto


Na 34ª edição, o FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, a decorrer de 27 de Maio a 5 de Junho de 2011, volta a trazer aos palcos do Porto algumas das mais recentes criações que cruzam o universo de expressão ibérica, atravessando uma grande diversidade de géneros e propostas estéticas e apostando no panorama contemporâneo das artes do palco.

A par da apresentação de algumas das peças mais premiadas no decorrer do último ano, no universo das línguas ibéricas, o FITEI dá este ano um especial destaque às mais recentes estruturas teatrais da cidade do Porto que nos últimos anos têm desenvolvido um trabalho importante no panorama actual do teatro em Portugal, como os Bisturi, Erva Daninha ou A Turma. Em estreia estará o Ponto Teatro.

Do Brasil, numa parceria com o Teatro Nacional S. João, o programa conta com a participação de Antunes Filho, criador incontornável do teatro brasileiro, que com "Policarpo Quaresma" e "Lamartine Babo" traz as cores e os sons da cultura carioca. Também da América Latina, a companhia Mefisto Teatro (Cuba), com "Fuenteovejuna", e o grupo Teatro de Ciertos Habitantes, com "El Gallo" (México). Todos estes espectáculo têm um denominador comum: a música interpretada ao vivo.

A abertura deste ano vai fazer-se com um espectáculo de dança vertical intitulado "Pala Pala", que terá lugar na fachada do Centro Português de Fotografia (antiga Cadeia da Relação do Porto).

O Festival decorre em vários espaços da cidade do Porto (Teatro Nacional São João, Estúdio Zero, TeCA, Teatro Latino, Fábrica, entre outros) e o Cine-teatro Constantino Nery, em Matosinhos.

Sem comentários: