sábado, 28 de maio de 2011

FITEI completa primeiro fim-de-semana do programa


No Domingo, dia 29 (21h30), estreia "Sicrano de Bergerac" no Cine-teatro Constantino Nery, em Matosinhos. Numa encenação de Luísa Pinto, o texto de Jorge Louraço traz Cyrano de Bergerac para o presente, juntando no mesmo palco actores profissionais e reclusas e reclusos dos dois Estabelecimentos Prisionais de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos.

Do Brasil, numa parceria com o Teatro Nacional S. João, o programa conta com a participação de Antunes Filho, criador incontornável do teatro brasileiro, que com "Policarpo Quaresma" e "Lamartine Babo" traz as cores e os sons da cultura carioca.

Através do ciclo “Vão de Escada”, parte integrante da sua programação deste ano, o FITEI dá um especial destaque às mais recentes estruturas teatrais da cidade do Porto que nos últimos anos têm desenvolvido um trabalho importante no panorama actual do teatro em Portugal, como os Bisturi, Erva Daninha ou A Turma. Em estreia estará o Ponto Teatro.

O FITEI traz ainda à região um conjunto de actividades paralelas, como a exposição de fotografia “Hollywood e Outros Cenários” de Renato Roque (CPF) e a exposição “Imagens do FITEI 2010” da autoria dos fotógrafos oficiais do festival, Susana Neves e Pedro Sottomayor, entre muitos outros encontros, debates e conferências.

O FITEI decorre em vários espaços da cidade do Porto (Teatro Nacional São João, Estúdio Zero, TeCA, Teatro Latino, Fábrica, entre outros) e o Cine-teatro Constantino Nery, em Matosinhos e conta, este ano, com duas extensões: Santiago de Compostela dia 1 de Junho, e Guarda, dia 4.

Sem comentários: