quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Circular Festival de Artes Performativas / 24 de Setembro a 1 de Outubro / Vila do Conde / 7ª edição

Alexandre Estrela, o colectivo Cecilia Bengolea, François Chaignaud, Trajal Harrell, Marlene Monteiro Freitas, Drumming GP & Miquel Bernat com Mark Tompkins & Guests, Francisco Tropa & Laurent Pichaud, Sidney Leoni & Luís Miguel Félix e Mariana Tengner Barros são as os artistas que compõem a programação da 7ª edição do Circular Festival de Artes Performativas que acontece de 24 de Setembro a 1 de Outubro de 2011, em Vila do Conde.

De 24 de Setembro a 1 de Outubro, Vila do Conde volta a ser palco do Circular Festival de Artes Performativas. Numa edição fortemente marcada pelas estreias absolutas ou nacionais, o Circular apresenta várias propostas que atravessam diferentes linguagens artísticas, como a dança contemporânea, a performance, as artes plásticas, o teatro e a música, privilegiando o envolvimento com os processos criativos.

No primeiro fim-de-semana do Circular, destaques para a inauguração da exposição “Wall Against the Sea” de Alexandre Estrela, uma parceria com o projecto Estaleiro da Curtas Metragens CRL, numa encomenda da 7ª edição do Festival. A inauguração decorre a 24 de Setembro, Sábado, às 18h00, na Solar Galeria de Arte Cinemática e contará com a presença do artista. A mostra fica patente até 13 de Novembro.

Na área da dança contemporânea, é apresentada em estreia nacional a 24 de Setembro, Sábado, às 22h00, no Teatro Municipal de Vila do Conde, a peça “(M)IMOSA – Twenty Looks or Paris is Burning at the Judson Church (M)”, uma colaboração coreográfica entre Cecilia Bengolea, François Chaignaud, Trajal Harrell e Marlene Monteiro Freitas. Trata-se da primeira vez que esta peça sobe aos palcos nacionais, depois de ter sido apresentada nos mais importantes festivais internacionais de dança contemporânea.

No dia 25 de Setembro, Domingo, às 17h00, decorre a apresentação da peça “Improvisação a partir de In C de Terry Riley”, no âmbito do Ciclo "Improvisações/Colaborações", programado pela Fundação de Serralves e integrado no Programa do Circular Festival de Artes Performativas, em resultado da parceria com a Circular Associação Cultural e a Câmara Municipal de Vila do Conde. A performance decorrerá no Centro de Memória, onde o público será convidado a vir e a trazer o seu piquenique para o parque, no terraço inferior. Trata-se de um projecto com direcção Musical de Miquel Bernat, improvisação de movimento de Mark Tompkins, interpretação musical dos Drumming GP e ainda improvisação de movimento/bailarinos de Elizabete Francisca, Frans Poelstra, Mariana Tengner, Sofia Dias, Vera Mantero, Vítor Roriz e Mark Tompkins.

O programa do Circular prossegue com a apresentação de três propostas em estreia absoluta. Nos dias 28, 29 e 30 de Setembro, às 19h00, no Auditório Municipal de Vila do Conde e Terreno Anexo ao Convento de Santa Clara, Francisco Tropa e Laurent Pichaud apresentam "Literal", o resultado de uma colaboração artística iniciada há um ano a convite do festival e desenvolvida em residência artística. No dia 30 de Setembro, às 21h30, no Teatro Municipal de Vila do Conde, é apresentada a peça “War of Fictions”, um trabalho colaborativo de Sidney Leoni e Luís Miguel Félix que resulta de uma co-produção do Circular Festival com o Jardin d´Europe/Cullberg Ballet, o MDT e o WorkSpace Brussels. A fechar a 7ª edição do Festival, a jovem coreógrafa e performer Mariana Tengner Barros apresenta o seu mais recente trabalho “The Trap”, a 1 de Outubro, 21h30, no Teatro Municipal de Vila do Conde.

A par do programa do Festival, decorre um conjunto de conversas com as equipas artísticas participantes e abertas à participação do público.

Programa completo / Circular Festival de Artes Performativas 2011
http://www.circularfestival.com/circular/programa/pt

Vídeo (excerto)/ “(M)IMOSA – Twenty Looks or Paris is Burning at the Judson Church (M)” de Cecilia Bengolea, François Chaignaud, Trajal Harrell e Marlene Monteiro Freitas
http://www.youtube.com/watch?v=zvUpKgJQ9vQ

Spot / Circular Festival de Artes Performativas 2011
http://www.youtube.com/watch?v=vU3EllptQEg

Bilhetes, reservas e outras informações em www.circularfestival.com

Sem comentários: