Duas estreias, Ensalada Vicentina, montagem de textos de Gil Vicente, e Pethelo-a-Kuma, o menino inteligente, de João Miranda, marcam a Temporada 2011-2012 do Pé de Vento.
Destaque também para a nova versão da História do Sábio Fechado na sua Biblioteca, de Manuel António Pina. João Luiz encena os três espectáculos, um dos quais em co-produção com a Jangada Teatro. Os habituais Encontros de Bastidores e novos ateliês de Voz e Expressão Dramática completam a programação.
Há muito que João Luiz planeava a incursão no universo dramático e poético de Gil Vicente que o Pé de Vento ensaia desde o início de Setembro. Ensalada Vicentina é uma montagem de textos do Monólogo do Vaqueiro, O Velho da Horta e Pranto de Maria Parda, que leva à cena quatro das figuras mais típicas e tradicionais criadas por Gil Vicente - o pastor, o enamorado serôdio, a alcoviteira e o parvo. E porquê esta ensalada há muito pensada mas só agora concretizada? "Porque o teatro vicentino é uma criação original e ímpar, atestando um prodigioso poder de invenção, a partir de elementos tradicionais dispersos, não se conhecendo em Portugal, anteriormente a Gil Vicente, realizações teatrais deste ou de outro tipo", justifica João Luiz, encenador e director do Pé de Vento.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário