terça-feira, 8 de maio de 2012

Conferência de Imprensa

Apresentação da programação

35º FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica

10 de Maio, Quinta-feira, meio-dia

Salão Nobre
Teatro Nacional São João - Porto

Com um cariz multicultural, interventivo e cosmopolita, a 35ª edição do FITEI traz ao Porto de 28 de Maio a 3 de Junho, com um Prólogo em Guimarães no dia 26, algumas das melhores propostas do teatro nacional e internacional.

Arrojado e atento às problemáticas sociais e políticas da actualidade, bem como às intemporais formas de pensar o ser humano, o FITEI sublinha, em 2012, a sua contemporaneidade. As peças chegam de vários sítios do mundo: Espanha, Brasil, França e Itália. O teatro português tem como sempre lugar marcado com várias estreias absolutas.

Numa parceria com Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, o Festival vai passar um dia fora de portas, a 26 de Maio, Sábado, apresentando três espectáculos na cidade berço.

A abertura deste ano acontece a 28 de Maio, Terça-feira, no Mosteiro de São Bento da Vitória com um espectáculo inspirado na “Tempestade”, de William Shakespeare, que nasceu em três meses de residência artística em Guimarães, Capital Europeia da Cultura. Companhia itinerante, a Footsbarn junta artistas de várias nacionalidades que desejam partilhar as diferentes facetas do que nos faz humanos, como a ambição pelo poder, o arrependimento, a busca do perdão ou o espírito de rebeldia.

O TNSJ, dando continuidade à parceria de vários anos com o Festival, acolhe as peças “As Intermitências da Morte (TeCA, 30 e 31 de Maio), que resulta do encontro entre o encenador e dramaturgo brasileiro José Caldas e o encenador, autor e actor italiano Gianni Bissaca, a partir do livro de José Saramago, “O Doente Imaginário” (TNSJ, 31 de Maio e 1 de Junho), num regresso do Ensemble a Molière, e “Petra, La Mujer Araña y el Puton de la Abeja Maya” (TeCA, 3 de Junho), espectáculo da coreógrafa espanhola Sol Picó.

Em 2012, o FITEI conta com extensões a Felgueiras, Faro, Viseu e Guarda e ainda dois espectáculos fora de portas em Coimbra e Santa Maria da Feira, em parceria com o Teatrão e o Imaginarius. Na programação paralela, o público do FITEI poderá ver cinema, exposições e assistir a lançamentos de livros e debates.

Sem comentários: