quarta-feira, 2 de maio de 2012

Foram atribuídos os Max 2012

Veraneantes, do Teatro de La Abadía e Kamikaze Producciones S.L., venceram o Prémio Max para o Melhor Espectáculo na XV edição dos prémios, cuja gala se realizou no dia 30 de Abril no Teatro Circo Price de Madrid, com transmissão pela TVE.

Bárbara Lennie, actriz da mesma peça, ganhou o prémio para a melhor actriz principal, enquanto Asier Etxeandia venceu o Max para o melhor actor com a sua interpretação em La avería.

La Machina Teatro, companhia que já esteve no FITEI em 2006, ganhou o prémio para o espectáculo revelação com En alta mar.

Cuando yo era..., de Eva Yerbabuena Ballet Flamenco, venceu o Max para o Melhor espectáculo de dança.

Os Prémios especiais foram: Prémio Max Iberoamericano 2012 para Festival de Teatro Las Translatinas (em 2008 ganhou o FITEI); Prémio Max de Honra para Jualia Gutiérrez Caba, o Premio Max Novas Tendências para o Festival Temporada Alta - Festival de Otoño de Catalunya Girona/Salt; e ainda o Prémio Max da Crítica para o Nuevo Teatro Fronterizo.

A lista completa dos vencedores de 2012 pode ser consultada AQUI

A transmissão da gala pela TVE foi alvo de muitas críticas já que foram censurados os discursos relativos à situação actual das artes e da cultura em Espanha, particularmente de Alfredo Sanzol, Salvador Sunyer e Sanchis Sinisterra, sendo o corte da palavra de Salvador Sunyer classificado como escandaloso, brutal e mal educado.

Sem comentários: