sábado, 19 de maio de 2012

São Palco em Coimbra

Coimbra vai receber diversos espectáculos brasileiros na Mostra São Palco, que conta com a parceria do FITEI. Organizada pelo Teatrão, a mostra irá apresentar cinco espectáculos, num programa dedicado em exclusivo ao teatro produzido em São Paulo.

É uma das capitais teatrais de língua portuguesa. São Paulo tem actualmente mais de oitocentas estreias teatrais por ano, entre musicais, comédias, teatro de rua, teatro comunitário e teatro de grupo. Os artistas de teatro criam espectáculos que bebem influências na história e cultura locais, na tradição teatral do país e na produção internacional. Desde o final dos anos noventa que o teatro de grupo, em especial, se afirma diariamente como um dos movimentos mais ricos e multifacetados da criação artística contemporânea de São Paulo, cruzando o que se faz nas outras artes com as mais diversas escolas teatrais e juntando a isto um empenho singular no debate público sobre os destinos do Brasil. Estes grupos têm maneiras muito diferentes de relacionar o teatro com a política, por um lado, e com a vida, por outro, mas é na tentativa de perceber essa relação que as suas obras artísticas se originam. Talvez por virem da América, onde o passado não devastou tudo e o futuro ainda não chegou, tenham a esperança suficiente para se atreverem a relacionar a arte com o dia a dia criando espetáculos realmente novos.

Estes espectáculos têm origem em métodos muito diversos, que vão da improvisação coletiva à adaptação de textos narrativos, da montagem de textos dramáticos à escrita que privilegia a fragmentação e a coralidade. Nestas duas décadas uma mão cheia de autores e encenadores de São Paulo tentou documentar e retratar a cidade, repensar os modos de produção no contexto urbano, actuar no espaço público e em espaços não-convencionais. Estes artistas criaram espetáculos não apenas sobre a cidade mas também para intervir na cidade, tentando impor a arte teatral como experiência do real num mundo em que predominam as narrativas reais e fictícias dos media industriais.

QUEM NÃO SABE MAIS QUEM É, O QUE É E ONDE ESTÁ PRECISA SE MEXER
Prémio Shell 2009
a partir da obra de Heiner Müller
Direcção de Georgette Fadel
Companhia São Jorge de Variedades
OMT
Sala Grande
29 de maio
terça
21h30
M16
Duração: 90min.

MIRE VEJA
Prémio Shell 2003
Prémio APCA 2003
Direcção e dramaturgia de Pedro Pires e Zernesto Pessoa
Companhia do Feijão
OMT
Sala Grande
31 de maio
quinta
21h30
M16
Duração: 65min.

LUIS ANTONIO-GABRIELA
Prémio Shell 2011
Prémio APCA 2011
Prémio CPT 2011
Direcção de Nelson Baskerville
Companhia Mungunzá de Teatro
OMT
Sala Grande
3 de junho
domingo
21h30
M16
Duração: 90min.

HYGIENE
Prémio Qualidade Brasil 2005
Direção de Luiz Fernando Marques
Grupo XIX de Teatro
Largo da Sé Velha
7 de junho
quinta
20h
M14
Duração: 80min.

ÓPERA DOS VIVOS
Direção e Dramaturgia de Sérgio Carvalho
Companhia do Latão
TAGV
8 de junho
sexta
21h30
M16
Duração: 4 horas

Sem comentários: