quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Faleceu encenador Joaquim Benite, director do Festival de Almada


Joaquim Benite, encenador, director do Teatro Municipal de Almada/Companhia de Teatro de Almada e do Festival de Almada, morreu esta madrugada, aos 69 anos, na sequência de uma pneumonia. “O país perde um dos seus mais prestigiados encenadores, ligado ao movimento de renovação do teatro português no período que antecedeu e se seguiu à revolução de 1974”, afirma a companhia em comunicado.
Benite encenou mais de cem obras do reportório internacional e português. Em 1984, criou o Festival de Almada, certame internacional que se tornou um dos mais importantes do país. Escreveu textos para teatro e ensaios e leccionou vários cursos de teatro. Dirigiu até à data a revista de teatro «Cadernos» e a colecção de «Textos d' Almada».
Das várias distinções que recebeu ao longo da sua vida, contam-se o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, de Comendador da Ordem de Mérito Civil de Espanha, e de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras de França. Obteve a Medalha de Honra da Cidade da Amadora, a Medalha de Ouro da Cidade de Almada e a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura.

Sem comentários: