domingo, 16 de dezembro de 2012

“Nunca estive em Bagdad”: segunda temporada em Coimbra

A Escola da Noite apresenta no Teatro da Cerca de São Bernardo uma nova temporada do seu mais recente espectáculo, “Nunca estive em Bagdad”. Até 23 de Dezembro, o público de Coimbra tem mais 10 oportunidades para ver ou rever o texto que Abel Neves escreveu por alturas da Guerra do Iraque. 

Definida pelo autor como “uma história de amor em tempo de guerra”, a peça mostra-nos um jovem casal português (Glória e Rogério) a instalar-se na sua nova casa. Esta mudança acontece durante a invasão do Iraque pelas tropas aliadas, em 2003. Os acontecimentos do outro lado do mundo entram-lhes literalmente na sala de estar, através das transmissões em directo na televisão. Entre o problema de Glória, que vai sendo revelado ao longo do espectáculo, e a tragédia global de que Rogério não consegue descolar, vive-se um confronto de escalas que amplia o efeito de ambos na vida quotidiana do casal.


Abel Neves é um dramaturgo e romancista português com mais de 25 peças teatrais publicadas e encenadas, entre as quais “Jardim Suspenso”, contemplada em 2009 com o Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva. Para além do teatro, é autor ainda de sete romances, ao que junta a edição de poesia e ensaios. É o autor contemporâneo mais vezes trabalhado pela companhia A Escola da Noite, que apresentou “Além as estrelas são a nossa casa” (2000), “Além do infinito” (2004) e “Este Oeste Éden” (2009).

Sem comentários: