quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Bob Wilson encena Ibsen em Sevilha


LA MUJER DE MAR (Lady from the Sea) de Henrik Ibsen com direcção de Robert Wilson estreia em 12 de Março no Teatro Lope de Vega de Sevilla.

Henrik Ibsen (A Casa da Boneca, Peer Gynt, etc.) escreveu A DAMA DO MAR em 1888. Susan Sontag é a autora da adaptação deste clássico para Robert Wilson, uma exploração actual da história de Ellida, uma mulher que viveu os seus primeiros anos em grande liberdade pessoal junto ao bravio mar da Noruega com seu pai, depois da morte do qual se casou com um viúvo com duas filhas, sentindo-se presa e longe do mar.

A música de Michael Galasso é a base de uma paisagem sonora que junta adaptações do folclore escandinavo, seu próprio violino, sons do mar, gritos de gaivota.

Seis actores interpretam esta história escrita há quase cem anos na Noruega. Foi montada na Coreia por uma companhia e actores coreanos, sendo a primeira encenação de Robert Wilson vista naquele país. Obteria um assinalável êxito no Festival de Seul.

A versão espanhola é protagonizada pela actriz Cayetana Guillen Cuervo.

Com guarda-roupa de Giorgio Armani que reflete as várias tonalidades do mar e uma cenografia simples, de madeira, lembrando a coberta de um barco, onde as mudanças de cena são marcadas apenas por uma tela em forma de vela e por mudanças de luz, Bob Wilson criou uma obra que enche o teatro do anseio de Ellida pelo mar.

LA MUJER DEL MAR
Texto de Susan Sontag baseado na obra de Henrik Ibsen
Tradução de Jaroslaw Anders
Concepção, desenho e direcção de Robert Wilson
Música de Michael Galasso
Guarda-roupa de Giorgio Armani
Desenho de Luz de A. J. Weissbard e Robert Wilson

Teatro Lope de Veja – Sevilha – de 12 de Março a 15 de Março
Co-produção Teatro Lope de Veja
Em Espanha este espectáculo é uma distribuição Elsinor.

Sem comentários: