sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

OBSCENA #8 já disponível


O último número do ano da OBSCENA #8 prossegue com o dossier sobre políticas culturais que têm vindo a apresentar desde Setembro. Nesta edição, André Dourado, Catarina Vaz Pinto, Cristina Peres, Jorge Salavisa, Maria José Stock e Miguel Abreu falam sobre a existência ou não de uma política para a cultura em Portugal.

O mesmo dossier inclui o balanço do encontro Teatro Europa, organizado pelo Teatro Nacional S. João, no início do mês de Dezembro, e ainda contributos de Adolfo Mesquita Nunes, Nuno Grande e André Dourado.

As relações entre o Hiv/Sida e a criação artística é outro tema em destaque na OBSCENA #08, que inclui reflexões de Thomas Hahn e Gérard Mayen sobre o que a dança fez à sida, e a sida fez à dança, bem como olhares sobre o trabalho dos coreógrafos Dominique Bagouet, Raimund Hoghe e Bill T. Jones, e dos encenadores Arianne Mnouchkine, Krzystof Warlikowsky e Reza Abdoh.

Antecipando a a apresentação em Lisboa de O Avarento ou a última festa, a Revista traça o perfil de dramatúrgico de José Maria Vieira Mendes.

Esta edição apresenta entrevistas com os coreógrafos Alain Buffard, Claudia Triozzi e Vera Mantero, a propósito da peça (Not) a love song, de Buffard; Catarina Botelho, prémio Bes Photo Revelação 2007; e a publicação da segunda parte do ensaio Indústrias Criativas, de Bruno Vasconcelos, Gustavo Sugahara, Miguel Magalhães e Pedro Costa.

A OBSCENA acolhe um novo cronista, o ensaísta e programador António Pinto Ribeiro que, a partir de agora, nos dará conta de viagens, referências e perspectivas, num espaço intitulado A Face Oculta, para além das crónicas habituais de Mónica Guerreiro e Eugénia Vasques.

A revista regressa no final de Janeiro para uma edição especial de aniversário.

[+] Informações

Sem comentários: