sábado, 1 de dezembro de 2007

Teatro Ibérico em Évora


Inicia-se na próxima Segunda-feira, em Évora, o V Encontro de Teatro Ibérico, realizado numa parceria entre o Cendrev e o Institut Internacional del Teatro del Mediterrâneo de Madrid. Até 9 de Dezembro irão passar pelo palco do Teatro Garcia de Resende várias companhias portuguesas e espanholas.

“Queres fazer amor comigo” de 100 Ilusões, Produções Culturais é o espectáculo de abertura do Encontro, no dia 3 de Dezembro, às 21h30.

O espectáculo pretende falar do desenvolvimento pessoal, da mulher, através das relações íntimas e lançar o debate e reflexão sobre questões que normalmente não saem das conversas privadas. As nove personagens, todas mulheres e com as mais variadas profissões, para além de confessarem o inconfessável, interrogam-se sobre o significado da frase: fazer amor. Em que contexto é que ter relações sexuais é ou não fazer amor? A que nos referimos nós quando dizemos que fazemos amor? Nove mulheres nove respostas…

“Queres fazer amor comigo” conta com encenação de Henrique Félix, Direcção Musical de António Neves e Interpretação de Ana Videira, Cátia Ribeiro, Jenny Romero, Rita Frazão e Sílvia Balancho.

Mas há outros espectáculos na mostra do V Encontro de Teatro Ibérico: "30º de Frio", peça trazida de Madrid pelo colectivo Teatro del Astillero, "Imagina que descalcei o sapato e agora não o consigo enfiar", de Teresa Rita Lopes, "Aniñando", concebido pela jovem encenadora Sofia Cabrita, "El Incorruptible", "Cabaré de Ofélia", "Love Clint Eastwood" e "Além as Estrelas são a nossa Casa", de Abel Neves.

O Encontro de 2007 encerra com um espectáculo "A Cotovia", concebido por João Brites a partir do "Auto da Feiticeira Cotovia", de Natália Correia.

Uma componente fundamental dos Encontros de Teatro Ibérico consiste em reunir em Évora vários convidados de Espanha e de Portugal para debater em conjunto questões de pertinência comum no contexto da criação e difusão teatral de ambos os países, o que acontecerá este ano nos dias 8 e 9 de Dezembro no Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende.

Sem comentários: