sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

A Noite da Iguana

Em cena de 28 de Novembro a 9 de Dezembro no Teatro do Bolhão, no Porto, A Noite da Iguana, co-produção do Teatro do Bolhão e do Teatro Maria Matos, é estreia em Portugal do emblemático texto de Tenesse Williams e integra um ciclo de espectáculos produzidos pelo Teatro do Bolhão, com base em textos contemporâneos de forte pendor realista e que se constituem como “pretextos” paradigmáticos para o trabalho dos intérpretes, ciclo que já incluiu “Quem tem medo de Virgínia Wolf?”.

Um ex-pastor e uma desenhadora à beira do precipício. Duas solidões que se tornam almas gémeas dentro do universo céptico e pessimista de Tennessee Williams.

Um ex-pastor religioso, que agora trabalha como guia turístico, está doente a todos os níveis: afundado no álcool, com maleitas físicas e mentais, procura expiar os seus pecados, com vista à purificação que lhe permita voltar ao púlpito. Refugiado num motel de quinta categoria, conhece uma desenhadora, tão perturbada quanto ele, com quem vai partilhar experiências e confidências. Mas, à medida que se conhecem e que partilham as suas mágoas, os dois lançam-se num profundo desespero, com histórias cheias de contradições que levam o espectador a aprofundar as razões e motivações da mente humana.

Este espectáculo faz regressar aos palcos do Porto a actriz Estrela Novais, cidade que a viu nascer para o teatro e onde, para além da sua carreira de actriz, ficou ligada ao aparecimento da companhia Seiva Trupe e, mais tarde, do FITEI.

A Noite da Iguana conta também com interpretações de António Capelo, Sandra Salomé, José Pinto, Romi Soares, Carlos Peixoto, Hélio Sequeira, Nídia Fonseca Pedro Damião e Silvano Marques. A encenação é de João Paulo Costa.

Sem comentários: