domingo, 16 de dezembro de 2007

Teatro de papel: “Convidado de pedra” em Madrid



“Convidado de pedra” a partir de "El burlador de Sevilla" de Tirso de Molina com direcção de Marcelo Lafontana, criação da companhia Teatro de Formas Animadas, de Vila do Conde, em co-produção com o Teatro Nacional de S. João, está a fazer uma temporada no Teatro La Abadia em Madrid, entre 12 e 30 de Dezembro.

Um teatrinho de papel com figuras recortadas, que mexem braços e pernas. Uns cenários em perspectiva de mares bravios, palácios e um cemitério. E uma antiga história de amores e morte.

A partir do texto original de Tirso de Molina (1630), com tradução de José Coutinhas e encenação de Marcelo Lafontana, a peça constitui um projecto nómada e portátil, visando a conquista de novos públicos, a integração de novas linguagens e sugerindo o acesso do espectador a outros espectáculos teatrais. Este curioso armário barroco, espécie de contentor miniaturizado do modelo arquitectónico e programático do TNSJ, vocacionado para a itinerância, cumpre assim a sua função de descentralização ao percorrer os palcos nacionais e internacionais.

D.João, inveterado sedutor, conquista as mulheres, faz amor com elas e abandona-as logo após. Mulheres, sempre mulheres, num apetite insaciável de enganador-coleccionador. Plebeias e nobres. Uma destas descobre o logro (D.João faz-se passar pelo seu apaixonado primo). O pai acorre para vingar a honra perdida da filha. D.João, tão exímio na arte do duelo como na da conquista, mata o pai da seduzida. Um dia, a estátua de pedra que encima o sepulcro do nobre senhor anima-se... É o fantasma, o revenant, o pai da donzela que vem do outro mundo, pela vingança, buscar o sedutor e o vai arrastar para o inferno como anunciam, à maneira dos coros trágicos, os músicos da companhia:

"E que o devedor não pense
que Deus castigo não traga;
o prazo sempre se vence
e a conta sempre se paga."

Sem comentários: