quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Variações à beira de um lago


Texto de David Mamet com encenação de Carlos Pimenta, VARIAÇÕES À BEIRA DE UM LAGO é a nova produção da COMPANHIA DE TEATRO DE ALMADA, com estreia marcada para 28 de Fevereiro, na Sala Experimental do Teatro Municipal de Almada.

Dois homens encontram-se à beira de um lago. Falam sobre patos. No entanto, nenhum deles sabe grande coisa acerca de patos. Usam as palavras como máscara dos conceitos, revelando-se, contudo, nas teias de uma ambígua (mas fascinante) comunicação.Especulando sobre os hábitos dos patos, a conversa deriva para temas como a amizade, a condição humana, o medo da solidão e a morte. Na divagação metafísica que entre si estabelecem, emergem o Mundo e a experiência de vida de ambos.Esta pequena peça revela, nos seus brilhantes diálogos, toda a capacidade de Mamet na exposição da ironia, do non sense e das pequenas tragédias íntimas de cada ser humano. Trata-se de uma comédia simples na qual dois homens se encontram com o seu reflexo na superfície tranquila das águas de um lago: catorze variações, como uma composição musical, num estudo para dois actores. Com Beckett e Albee por perto.


David Mamet nasceu em Chicago em 1947. No início da sua carreira foi actor e encenador. Enquanto escritor obtém os seus primeiros sucessos com Variações à beira de um lago (de 1976), Sexual perversity in Chicago e American Buffalo. De entre os inúmeros prémios recebidos pelo seu trabalho enquanto argumentista, novelista, poeta e ensaísta destacam-se: o Society of West End Theatre Award (1983), o Pulitzer Prize (1984), o Dramatists Guild Hall-Warriner Award (1984) e o American Academy Award (Óscar), em 1986. Mamet escreveu, até à data, vinte e duas peças de teatro, catorze argumentos para cinema, seis ensaios, duas novelas e um livro para crianças.



Texto David Mamet
Encenação Carlos Pimenta
Intérpretes André Gomes e João Ricardo
Tradução Carlos Pimenta
Cenário João Mendes Ribeiro
Música original Mário Laginha
Vídeo Alexandre Azinheira


Sem comentários: