quarta-feira, 19 de março de 2008

Arquitecturas em Palco



A exposição que representou Portugal na Quadrienal de Praga 2007, onde conquistou a medalha de ouro na categoria "Best Stage Design", segue agora para o Porto. A inauguração de "Arquitecturas em Palco", de João Mendes Ribeiro é no dia 25 de Março, às 21h00, no Teatro Nacional São João, no Porto.


Após as apresentações na Quadrienal de Praga, como representação oficial portuguesa, no Fomento de Artes & Desenho (FAD) em Barcelona e no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, no ano de 2007, "Arquitecturas em Palco" segue para o Porto, onde será apresentada no Teatro Nacional São Joã o, de 26 de Março a 11 de Maio de 2008.

Com "Arquitecturas em Palco", João Mendes Ribeiro pretende evidenciar diferentes intervenções cenográficas da sua autoria, com reflexo no espírito contemporâneo de hibridação, experimentalismo e contaminação entre várias disciplinas artísticas. A cenografia é pois abordada enquanto experimentação de processos e linguagens comuns à arquitectura. Constituída por duas partes, esta exposição está organizada tendo em conta uma série de questões com origem em duas grandes concepções teóricas: a cenografia como representação arquitectónica e o espaço e objectos como extensão do corpo humano.


Em "Arquitecturas em Palco" é igualmente apresentado um dispositivo, também ele modular e transformável, concebido para a exposição Paisagens Invertidas da Ordem dos Arquitectos no XXI Congresso Mundial de Arquitectura (Berlim, 2002). Este dispositivo consiste numa estrutura modular em madeira, desmontável, e configura um pequeno auditório, em anfiteatro, dotado de um ecrã para projecções vídeo. Este projecto engloba também a apresentação de um filme composto por dois momentos: um primeiro com 15 minutos em que se apresenta uma selecção de cenografias realizadas por João Mendes Ribeiro entre 1996 e 2007; e um segundo, em que se apresenta o filme "A Sesta", projecto encomendado pelo Instituto das Artes e criado para este efeito pela coreógrafa e bailarina Olga Roriz.




Sem comentários: