sábado, 1 de março de 2008

INTER.FACES em Serralves








© Susana Neves



O NEC - Núcleo de Experimentação Coreográfica apresenta no Auditório de Serralves a 4ª edição de INTER.FACES, projecto bi-anual de colaboração entre a dança/performance e outras áreas artísticas, técnicas ou científicas.

Apresentação das peças “3 times”, co-criação de Renata Catambas e Yann Gibert e “These words are not my own”, co-criação de Alfredo Martins, Paula Diogo e Ruben Tiago.

"Inter.faces tem como objectivo principal contextualizar a actividade coreográfica na sua relação com processos de produção, criação e colaboração. É fruto da reflexão sobre os vários níveis de interacção inerentes à criação contemporânea na área das artes performativas, com especial incidência na relação entre a dança como disciplina, o universo da criação artística e o mundo.

O termo inter.faces designa dispositivos de ligação entre sistemas ou elementos de ligação de dois ou mais componentes de um sistema. É no plano da ligação entre elementos de natureza diferente que localizamos o interesse e os principais objectivos deste projecto. O nosso trabalho consiste em fomentar a permeabilidade do processo criativo, seja através da possibilidade permanente de discussão em diversas fases do seu desenvolvimento, seja através do incentivo à colaboração interdisciplinar ou através de uma partilha permanente dos resultados e metodologias utilizados ou gerados pelo desenvolvimento dos trabalhos produzidos."

Conversa_6 de Março (5ª f)
Sala Multiusos da Fundação de Serralves
18h30

Conversa com: Alfredo Martins, Lígia Soares, Paula Diogo, Ruben Tiago, Ana Monteiro, Isabel Simões, Renata Catambas e Yann Gibert (equipas criativas), Joana Providência e André Sousa (conselho artístico)
Moderação: Joclécio Azevedo


Apresentação_8 de Março (Sáb)
Auditório de Serralves
22h00

3 times

Co-criação: Renata Catambas e Yann Gibert
Interpretação: Ana Monteiro, Renata Catambas e Yann Gibert
Desenho de luz: Isabel Simões
Apoios: Fórum Dança, RE.AL e Eira33
Agradadecimentos: Cláudia Dias, Guilherme Frazão, Isabel Simões, João Fiadeiro e Rita Natálio

A maior parte do processo desta colaboração foi encontrar a peça. Como do trabalho sobre uma ideia pode surgir uma forma e que sentido essa forma pode trazer?

O projecto foi conduzido mantendo em diálogo os pontos chaves que foram os encontros entre o material e a comunidade.

Finalmente, sabemos pouco sobre esta peça. Ficamos e vamos ficar nesta situação de encontro permanente com ela. É a nossa história.Estamos aqui para testemunhar publicamente a nossa história que pode tornar-se a vossa também: uma historia sem fim num momento certo
."

These words are not my own

Co-criação: Alfredo Martins, Paula Diogo e Ruben Tiago
Interpretação: Alfredo Martins, Lígia Soares e Ruben Tiago
Desenho de luz: Ruben Tiago
Agradecimento: Teatro Praga

"A nossa proposta de pesquisa pretende equacionar três ideias fundamentais: apropriação, reprodução, repetição. Largados no real como predadores-colectores de estruturas semióticas, queremos testar a possibilidade de construir um objecto performativo com base na reprodução de materiais recolhidos em diferentes contextos (artísticos e não artísticos).Pretendemos desenvolver metodologias de trabalho que problematizem as questões da reprodução e da representação e que nos permitam aferir da possibilidade de materiais externos e estranhos integrarem um plano dramatúrgico unitário e coerente."


Inter.faces 07

Conselho artístico: André Sousa, Joana Providência e Joclécio Azevedo
Produção: Núcleo de Experimentação Coreográfica
Produção Executiva: Joana Ventura e Mafalda Couto Soares
Co-produção: CENTA / O espaço do tempo
Colaboração: Fundação de Serralves

Sem comentários: