quarta-feira, 26 de março de 2008

Say it With Flowers


Say It With Flowers de Gertrude Stein, em estreia nacional, assinala o DIA MUNDIAL DO TEATRO no Teatro das Figuras, em Faro.


Say it With Flowers é uma peça que pretende questionar o lugar da palavra ou do texto dramático no Teatro. A tradução de Luísa Costa Gomes será um elemento fundamental no puzzle que será este espectáculo bilingue que potencia a musicalidade do português e do inglês, e onde se exibirá um crescente interesse pelo significado semântico, material e sensual e não significante das palavras, tratando-as como objectos materiais.

É assumida uma relação lúdica com a linguagem, desconstruindo as convenções literárias e teatrais experimentando a descontinuidade temporal através do conceito do “presente contínuo” e do som poético, mediante a repetição de sons, gestos e situações, independentemente de qualquer anedota narrativa.

Através da proposta de cenografia de João Mendes Ribeiro, que se resume a elementos volantes que permitem a permanente reconstrução do espaço, mas também a infinita multiplicação de imagens, é potenciado a fragmentação espacial.

À imagem do que Stein propõe, daqui resultarão personagens desprovidas de vontade, concebidas como um dado e não como um desenvolvimento, numa acção minimal e circular, num constante retorno ao âmago do ser.


TEXTO: Gertrude Stein

DRAMATURGIA E ENCENAÇÃO: António Pires

INTERPRETAÇÃO: Francisco Tavares, Graciano Dias, Margarida Vila-Nova, Maya Booth e Miguel Moreira


CO-PRODUÇÃO: Ar de Filmes e TMF

APOIOS: Nike SCTECIDOS Duarte L'óreal

FINANCIAMENTO: DGArtes Ministério da Cultura

De 27 de Março de 2008 às 21:30 a 28 de Março de 2008 às 21:30


Sem comentários: