terça-feira, 25 de março de 2008

Um Festival Pina Bausch


Passada uma década sobre as residências artísticas de Pina Bausch na capital portuguesa (Lisboa 94, Capital Europeia da Cultura e Expo 98), eis uma nova iniciativa para celebrar a artista: 2008 - Um Festival Pina Bausch. De 2 a 9 de Maio de 2008, em Lisboa.

Durante uma semana, Pina Bausch e a companhia do Tanztheater Wuppertal ocupam, quase em simultâneo, o Teatro São Luiz e o Centro Cultural de Belém. Serão apresentadas grandes obras da coreógrafa que revolucionou o mundo da dança, casos de "Café Müller" - com a própria Pina Bausch -, "Nefés" ou "Masurca Fogo", a obra sobre Lisboa que resultou da sua residência artística durante a Expo98.

A ideia de um festival Pina Bausch em Lisboa, em 2008, no Teatro São Luiz e no Centro Cultural de Belém, parte do exclusivo interesse das direcções artísticas destas duas instituições. Com efeito, 1994 e 1998 são duas datas relevantes para que se possa agora compreender a razão desta nova iniciativa, 2008 – Um Festival Pina Bausch:1994 – Lisboa, Capital Europeia da Cultura: Jorge Salavisa, como programador da dança, traz a Lisboa as grandes obras de Pina Bausch, entre elas A Sagração da Primavera, Café Müller, Kontakthof, Viktor e 1980.
1998 – EXPO 98, Festival dos 100 Dias: António Mega Ferreira convida Pina Bausch para uma residência artística que culmina com a criação de uma peça de sua autoria sobre Lisboa, Masurca Fogo.

Este será um festival diferente. Durante uma semana, Pina Bausch e a sua companhia vão estar presentes quase em simultâneo nos dois teatros e em contacto muito directo com o público. Vamos ter os famosos bailarinos da companhia a falar sobre as suas participações nas obras e filmes de Pina Bausch e a contar histórias inéditas sobre o processo criativo, vamos poder partilhar com Peter Pabst os 28 anos de criação de cenários para as peças de Pina Bausch, vamos poder ver documentários e projecções e ouvir personalidades, cujos percursos pessoais e profissionais se tenham, de alguma forma, cruzado com Pina Bausch. Vamos ainda ter exposições de fotografia.”


PROGRAMA

Centro Cultural de Belém

Nefés
Uma peça de Pina Bausch - Companhia Tanztheater Wuppertal
Dias 2 e 3 de Maio às 21h30

Masurca Fogo Uma peça de Pina Bausch - Tanztheater Wuppertal
Dias 7, 8 e 9 de Maio às 21h00

Teatro Municipal São Luiz

Café Müller Uma peça de Pina Bausch - Companhia Tanztheater Wuppertal
Dias 4 e 5 de Maio às 21h00
Dias 8 e 9 de Maio às 18h00
Sala Principal

O Lamento da Imperatriz Um filme de Pina Bausch, comentado por José Sasportes
Dia 4 de Maio às 22h00
Jardim de Inverno

Lissabon - Wuppertal - Lisboa Um filme de Fernando Lopes, comentado por Fernando Lopes, Maria João Seixas e António Mega Ferreira
Dia 6 de Maio às 22h00
Jardim de Inverno

A Sagração da Primavera Um filme de Pina Bausch, comentado por Olga Roriz e Rui Horta
Dia 7 de Maio às 22h00
Jardim de Inverno

Conversa com Dominique Mercy, Nazareth Panadero e Luísa Taveira
Dia 5 de Maio às 22h00
Jardim de Inverno

Peter Pabst - 28 Anos de Cenários para Pina
Dia 8 de Maio às 22h00
Jardim de Inverno

Pina Bausch e Pedro Almodóvar (a confirmar)
Dia 9 de Maio às 24h00
Sala Principal

Sem comentários: