terça-feira, 11 de março de 2008

O Senhor Juarroz volta à Vilarinha



Até 15 de Março, de 5ª a sábado, O Senhor Juarroz está de regresso ao palco do Teatro da Vilarinha. O espectáculo, criado por João Luiz, parte do texto de Gonçalo M. Tavares e inclui poemas de Roberto Juarroz.


O Senhor Juarroz acha que o mundo podia ser melhor se a realidade não fosse como é. Ele é uma “personagem” que, com receio de enfrentar os outros, inventa um mundo exterior diferente da realidade e feito à sua medida, talvez como cada um de nós. Tudo o que vem de fora, da rua, é hostil e representa uma ameaça ao seu mundo interior, sobretudo quando essa realidade invasora não o deixa estar só com os seus pensamentos. Ou melhor: com os seus botões. Serão os botões do Senhor Juarroz a chave de um mundo mágico, onde tudo é real e irreal ao mesmo tempo?


É assim o Senhor Juarroz criado por Gonçalo M. Tavares no livro com o mesmo título (que integra o conjunto a que o autor chama O Bairro) e que nos leva para o outro lado das mais variadas situações do quotidiano, fazendo-nos ver de outro modo o que existe, ou ver o que ainda não sabíamos que existia. Pontos de vista que o espectáculo reforça com curtos poemas de Roberto Juarroz.

O Senhor Juarroz, encenado por João Luiz, tem cenografia de João Calvário, figurinos de Susanne Rösler, música de Pedro Junqueira Maia, desenho de luz de Rui Damas e interpretação de Patrícia Queirós e de Rui Spranger.


Sem comentários: