quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Cena Contemporânea em Brasília


Decorre em Brasília, até dia 7 de Setembro o Cena Contemporânea Festival de Teatro de Brasília, que contou com a participação dos portugueses Teatro de Marionetas do Porto.

Esta edição do Cena Contemporânea leva a Brasília espetáculos de criadores inéditos no Brasil, artistas intrigantes que têm renovado a cena teatral na Europa, Oriente Médio e América do Sul, trabalhos que integram e misturam diversas linguagens.

A programação internacional é feita de nomes como Angelica Liddell, uma jovem criadora espanhola cuja radicalidade tem conquistado a crítica na Europa, o grupo Los Corderos, também da Espanha, Orto-Da Theatre Group, de Israel, Teatro de Marionetes do Porto, os italianos do mágico e imperdível Jardim Japonês, a poesia visual feita com o corpo da dançarina e coreógrafa Maria Donata D’Urso, o teatro venezuelano de Gustavo Ott e o grupo peruano Cuatrotablas que apresenta a vida do poeta César Valejjo.

A programação conta ainda com a participação de alguns dos mais importantes espetáculos e grupos do Brasil e de Brasília, além de oferecer à cidade uma mostra para as crianças, mostra de cinema, dezenas de actividades de formação e especialização, com ênfase na dramaturgia, e um seminário que discutirá as relações entre Política e Cultura.

O jornalista espanhol Carlos Gil Zamora, editor da revista Artez, de Bilbao, que acompanhou a última edição do FITEI e que é o autor do texto do programa dos Prémios Max sobre o festival do Porto, foi, nesta edição do Cena Contemporânea de Brasília, o indicador de alguns dos grupos que integram a sua programação.

Sem comentários: