terça-feira, 4 de maio de 2010

'Dies Irae' de Marta Carrasco ganha novo prémio

Marta Carrasco foi a vencedora do Prémio da Melhor direcção no XIII Certame de Teatro para Encenadoras de Torrejón de Ardoz, destacando-se entre as seis finalistas deste festival onde participaram cerca de uma centena de propostas. A sua obra ‘Dies irae. En el requiem de Mozart’ recebeu também o Prémio Especial José María Rodero.

Depois de actuar em várias companhias de dança, Marta Carrasco empreende, em 1995, uma nova trajectória como criadora e intérprete com um espectáculo de dança-teatro «Aiguardent». Desde aí que coordena a criação de coreografias próprias com a direcção de outros espectáculos. Em 2005 participou no filme de Carlos Saura «Iberia». Entre os vários galardões que já obteve, destaca-se o prémio da Crítica Teatral de Barcelona por «Aiguardent» e «Pesombra»; o Butaca (Prémio do público) por «Blanc d’ombra» e «Mira’m». Ganhou também quatro Max de las Artes Escénicas, dois por «Aiguardent», e outros dois por Ga-gà (2006), como Melhor espectáculo de dança e Melhor Coreografia. Em 2005, venceu o prémio nacional de Dança da Catalunha pelo reconhecimento da sua trajectória.

Marta Carrasco, com o espectáculo ‘Dies irae. En el requiem de Mozart’ estará no FITEI 2010, com uma apresentação única no Teatro Nacional São João, no dia 7 de Junho.

Sem comentários: