segunda-feira, 17 de maio de 2010

Peça de Jean Claude Carrière em cena no Rio de Janeiro

© Renata Dillon

Até 27 de Junho, o Teatro Fashion Mall, no Rio Janeiro apresenta Caderno de Memórias, com texto de Jean Claude Carrière e encenação de Moacyr Góes. A peça, protagonizada por Dira Paes e Otto Jr., retrata o encontro de um inusitado casal e as suas dificuldades de se entregar ao amor, sem abandonar a solidão que os constitui.

São pessoas completamente diferentes que travam uma batalha para ficarem juntos. Como conseguir o objecto do seu desejo sem ao mesmo tempo aniquilá-lo?

Jean-Claude Carrière argumentista, dramaturgo e actor francês, foi um colaborador de Luis Buñuel e de Peter Brook. A colaboração com Buñuel começou com o filme 'Diário de uma Criada de Quarto' (1964), onde, para além de argumentista, também interpretou o papel de um padre da aldeia. Mais tarde, Carrière iria colaborar com quase todos os guiões, dos filmes de Buñuel, incluindo Belle de jour (1967), O Charme Discreto da Burguesia (1972), O Fantasma da Liberdade (1974), Esse Obscuro Objecto do Desejo (1977) e A Vida Láctea (1969). Foi também argumentista de filmes como O tambor, 1979, Danton (1983), Valmont (1989). Um dos seus argumentos de maior sucesso foi Cyrano de Bergerac, que lhe valeu um dos numerosos prémios que ganhou:o César 1991.

É autor de inúmeras peças teatrais. Colaborou com Peter Brook nas duas versões (com 9 horas e cinco horas de duração) do antigo épico sânscrito The Mahabharata.

Caderno de Memórias, agora levado à cena no Brasil, pode ser vista no Teatro Fashion Mall.

Sem comentários: