segunda-feira, 3 de maio de 2010



A Tarumba – Teatro de Marionetas realiza em Lisboa, pelo décimo ano consecutivo, o FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, um projecto aberto a novas tendências, de dimensão internacional, que pretende promover e divulgar uma área específica de expressão artística: o universo das formas animadas.

De 6 a 30 de Maio de 2010, Lisboa será de novo o grande ponto de encontro do teatro de marionetas e formas animadas. Artistas de todo o mundo e de reconhecido mérito internacional estarão presentes no festival.

O FIMFA Lx afirmou-se desde 2001, como um espaço de programação contemporânea, inovadora e alternativa, apresentando as formas contemporâneas de teatro de marionetas para um público adulto, mas não esquecendo o seu contraponto com as mais tradicionais. Espectáculos que revelam técnicas ancestrais estarão em confronto com linguagens inovadoras.

Nesta edição comemorativa, que cobre o período de vinte e cinco dias, vinte e sete companhias foram convidadas, provenientes de treze países, Alemanha, Argentina, Bélgica, Espanha, Estados Unidos da América, França, Finlândia, Holanda, Japão, Reino Unido, República Checa, Taiwan e, é claro, Portugal. Estão previstas cerca de cem representações, que envolvem espectáculos de sala, de pequenas formas e de rua. É ainda desenvolvida uma componente laboratorial e experimental, que permite a aproximação e troca de experiências entre criadores, bem com um conjunto de actividades complementares.

Sem comentários: