quarta-feira, 12 de maio de 2010

VIVER A RUA | Abertas as candidaturas ao concurso de carácter único para atribuir nome de um cidadão anónimo a uma rua do Porto

O NEC - Núcleo de Experimentação Coreográfica é este ano a estrutura convidada do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, que acontece de 28 de Maio a 10 de Junho de 2010, no Porto, e irá apresentar “Viver a Rua”, da autoria de Joshua Sofaer, artista britânico vencedor do Prémio de Arte CREATE do Bank of America, o maior de arte participativa do Reino Unido.

Para encontrar alguém que dê o nome a uma rua do Porto está aberto a partir de hoje, 12 de Maio de 2010, um concurso destinado a todos os cidadãos, com o lançamento oficial do site www.viverarua.com.

Qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, pode propor um nome de alguém com uma ligação à cidade do Porto, através do envio de um texto até 250 palavras, explicando o motivo pelo qual acha que a pessoa nomeada merece uma homenagem pública.

Após o encerramento do concurso, a 10 de Junho de 2010, data de encerramento do FITEI 2010, um painel de júri, constituído por diversas personalidades públicas, escolherá um vencedor entre as motivações e os nomes a concurso, a ser proposto à Comissão de Toponímia da Câmara Municipal do Porto.

O Júri é constituído por Álvaro Costa (RTP/Antena 3 e RTPN), Álvaro Domingues (geógrafo), José Rodrigues (escultor), J. Pinto da Costa (médico legista), Jorge Sousa Braga (escritor), Katty Xiomara (estilista), Manuela Azevedo (cantora, Clã), Maria Adriana Cunha (geógrafa - Divisão Toponímica da Câmara Municipal do Porto), Mário Moutinho (actor, encenador e director do FITEI) e Rosa Mota (atleta).

O nome da nova rua será revelado oficialmente até à edição do FITEI 2011, inscrito numa placa de rua, inserido nos mapas e tornar-se-á parte do futuro tecido da cidade, estando prevista uma festa para celebrar com o vencedor e todos os cidadãos do Porto.

A inscrição pode ser efectuada online em www.viverarua.com, ou pelo correio, enviando a candidatura e imagem que apoie a nomeação para: VIVER A RUA, Núcleo de Experimentação Coreográfica – Fábrica Social, Rua da Fábrica Social, s/n, 4000-201 Porto.

Mais informações em http://www.viverarua.com/

Sem comentários: