domingo, 20 de junho de 2010

António Pedro e o teatro em Portugal


Foi apresentado ontem ao público, no Cine-teatro Constantino Nery, em Matosinhos, o livro de Teresa André "António Pedro e o teatro em Portugal".

Como refere a autora, o livro pretende dar a conhecer o lugar de António Pedro na história do teatro nacional. António Pedro é uma figura de referência para a história da cultura portuguesa. Um artista que se revelou nos anos 30-40 e que desempenhou, em Portugal, o papel de introdutor das inquietações artísticas que se manifestavam na Europa.

O estudo agora publicado resulta da tese de mestrado da autora em Estudos de Teatro para a Faculdade de Letras de Lisboa, apresentado em Julho de 2002 e discutida a 27 de Março de 2003.

Eugénia Vasques, que foi orientadora da tese de mestrado juntamente com Maria João Brilhante, num dos prefácios - o livro conta também com prefácios de Júlio Gago e Luiz Francisco Rebelo - considera "António Pedro e o Teatro em Portugal" um modelo no que à investigação sobre materiais históricos de teatro diz respeito. "A cuidada construção de uma contextualização, a definição clara do objecto de estudo, através de uma progressiva focalização na obra charneira onde converge toda a experiência artística e reflexão teatral de António Pedro - O Pequeno Tratado sobre Encenação - e, depois, o tratamento desta obra como centro de irradiação para o próprio teatro português, constituem os passos de uma metodologia e de uma sistemática a todos os títulos relevante".

Sem comentários: