domingo, 6 de junho de 2010

Dies Irae, en el Réquiem de Mozart

Marta Carrasco, uma das mais destacadas coreógrafas espanholas da actualidade e directora artística da Cia Marta Carrasco, apresenta no 33º FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica a peça “Dies Irae, en el Réquiem de Mozart” no próximo dia 7 de Junho, Segunda, às 21h30, no Teatro Nacional São João, Porto.

Foi inspirada pelo "Requiem", a famosa obra fúnebre de Mozart, que a coreógrafa e bailarina espanhola Marta Carrasco criou este espectáculo. Em palco, 13 intérpretes (entre actores, bailarinos e músicos) representam o Dia do Juízo Final, tema a que se refere o «Dies Irae» (Dia da Ira), um dos movimentos desta obra litúrgica. O medo e a impotência perante a morte misturam-se aqui com a fúria, a revolta e o desespero, numa pluralidade artística característica do trabalho desta artista.

Depois de actuar em várias companhias de dança, Marta Carrasco empreende, em 1995, uma nova trajectória como criadora e intérprete com um espectáculo de dança-teatro «Aiguardent». A partir daí coordena a criação de coreografias próprias com a direcção de outros espectáculos. Em 2005 participou no filme de Carlos Saura «Iberia». Recebeu quatro Prémios Max de las Artes Escénicas, dois por «Aiguardent», e outros dois por Ga-gà (2006), como Melhor espectáculo de dança e Melhor Coreografia. Em 2005, venceu o prémio nacional de Dança da Catalunha como reconhecimento pela sua trajectória.

1 comentário:

olga cecilia disse...

Espectáculo deprimente.
Não foi teatro, não foi dança. Os movimentos foram grotescos.
Não respeitaram sequer a obra prima musical, sobrepondo-lhe grunhidos e macaquices de mau gosto.
Marta Carrasco - nunca mais.
Quanto ao Fitei, terei mais cuidado antes de adquirir o ingresso.