quinta-feira, 3 de junho de 2010

Serralves em Festa 2010



Mais de 600 artistas em mais de 250 momentos de apresentação de 93 eventos, todos de acesso grátis e repartidos pelo Parque, Museu, Auditório e Casa de Serralves, bem como outros espaços na Baixa do Porto, constituem o programa do Serralves em Festa 2010.

Arte contemporânea, música, dança, teatro, novo circo, cinema e fotografia são algumas das expressões representadas na edição deste ano.

Para João Fernandes, director do Museu de Serralves, o grande destaque da programação do sétimo festival é o tributo a James Brown, feito através dos Burnt Sugar The Arkestra Chamber, que, pela sua "forte componente soul", é "um verdadeiro luxo" que Serralves oferece ao seu público.

Também a actuação da Orquestra Jazz do Hot Club mereceu destaque por parte do director do museu e programador geral do evento: "É a nossa homenagem à mais antiga big band nacional,
um clube de jazz que perdeu o seu espaço, mas que continua a dinamizar a sua banda".


O circo contemporâneo merece outra vez um lugar especial nas 40 horas "non-stop" de Serralves, com a apresentação de "Shoot the Girl First", da companhia francesa Le Nadir, espectáculo escolhido por Isabel Alves Costa, recentemente falecida.

A colaboração com o FITEI, que apresenta no Parque de Serralves o espectáculo A-ta-ka!, é outros dos destaques de João Fernandes. A-ta-ka! é um espectáculo itinerante que vai encher o céu de estranhas e fantásticas criaturas, guiadas por personagens não menos singulares, criados pela companhia espanhola Cal y Canto, apreciados pela sua estética inovadora, que baseia este trabalho nos universos mágicos do surrealismo e tem o firmamento como cenário preferido.

O espectáculo infantil "Pig" da Whalley Range All Stars, que, segundo João Fernandes, é "uma das maiores companhias inglesas", e o projecto "Vale" de Madalena Victorino são outras "estrelas" da programação do Serralves em Festa.



Sem comentários: