quarta-feira, 2 de junho de 2010

TUP e CITAC vencem os prémios FATAL 2010


Foi em ambiente de festa que, na última sexta-feira, dia 28 de Maio, foram anunciados os vencedores do maior festival de teatro académico do país. TUP – Teatro da Universidade do Porto e CITAC – Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra foram os grandes protagonistas da noite.

Dos 21 espectáculos apresentados este ano no Festival o júri decidiu distinguir com o Prémio FATAL 2010, patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos, o grupo TUP, com a criação colectiva “Alan”, encenada por António Júlio.

O Prémio FATAL – Cidade de Lisboa 2010, patrocinado pela Câmara Municipal de Lisboa, foi atribuído ao espectáculo “The Hypnos Club”, uma criação colectiva apresentada pelo CITAC, com encenação de Rodrigo Malvar. Patrocinado pelo Jornal i e destinado a premiar o espectáculo mais votado pelos espectadores, o Prémio FATAL do Público foi atribuído ao Grupo de Teatro da Academia, com a peça “Europa” a partir de S. Mrozeck e encenado por Jorge Fraga.

O júri decidiu atribuir ainda quatro Menções Honrosas ao TEUC (Universidade de Coimbra) que apresentou o espectáculo “Narrativa Fidedigna da Grande Catástrofe”, a partir do texto de Jaime Filinto e adaptação de Rui Pina Coelho, ao GTN (Grupo de Teatro da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), com o espectáculo “Ensaio para um lugar à sombra”, a partir de Platão e outros autores e encenado por Adriana Aboim, ao GTIST (Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa) que apresentou o espectáculo “Intervalo para dançar”, uma criação colectiva a partir de textos contemporâneos, com encenação de Gustavo Vicente e ao Grupo de Teatro Andamento (Escola Superior de Enfermagem de Lisboa) com o espectáculo “Peta das Antigas”, a partir de Dinis Machado e com encenação de Ricardo Rodrigues.

Sem comentários: