sábado, 12 de junho de 2010

Texto de Margueritte Duras encenado por Patrice Chéreau


O texto A Dor”, de Marguerite Duras, com encenação Patrice Chéreau e Thierry Thieû Niang, com Dominique Blanc, é apresentado no Teatro D. Maria II, em Lisboa, nos dias 18, 19 e 20 de Junho.

Marguerite Duras viveu a última Guerra como uma mulher cujo marido foi deportado como resistente, mas também como escritora. Lúcida, atónita, desesperada por vezes, manteve durante este período um diário e escreveu textos inspirados em tudo quanto via e vivia e nas pessoas que foi conhecendo. Foram estas histórias e excertos do seu diário que Marguerite Duras reuniu e intitulou “A Dor”.

Esta peça
, com encenação de Patrice Chéreau e Thierry Thieû Niang é um relato autobiográfico interpretado por Dominique Blanc, o diário da ausência, da ausência carregada de ameaças, do medo atroz e esmagador, da vergonha da vida enquanto aguarda o retorno de Robert Antelme, seu marido, deportado para um campo de concentração alemão. Em Abril de 1945, na Primavera da libertação, ela não sabe se ele está vivo ou morto. Vagueando por uma cidade ainda atordoada, sem telefone, sem comer e sem dormir, ela espera pelo mais pequeno sinal de esperança. Mas a guerra continua dentro dela, ao mesmo tempo que a alegria da libertação sai à rua.


Sem comentários: