quinta-feira, 10 de junho de 2010

Último Acto

O encerramento do 33º FITEI Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica acontece hoje, 10 de Junho, a partir das 19h45, nas imediações do Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, sob o desígnio de “Último Acto”, com os espectáculos de rua “Underground” pela companhia inglesa Motionhouse, “Emigranti” apresentado pelos italianos Faber Teater e “Amanay” num regresso ao FITEI dos espanhóis Alkimia.


«Underground» é uma performance dançada por quatro bailarinos e concebida para o espaço público, da companhia inglesa Motionhouse, onde se equacionam questões como a possibilidade da intimidade numa sociedade de medos e suspeitas. Este espectáculo já participou em inúmeros festivais por toda a Europa.


«Emigranti» é dirigido por Aldo Pasquero e Giuseppe Morrone da companhia italiana Faber Teater. Os artistas propõe aqui uma viagem musical e teatral a inúmeras tradições de países distantes. Um macrocosmo com canções populares onde o público é também convidado a participar. Espectáculo de rua contagiante e repleto de alegria.


«Amanay» (palavra da língua aborígene guanche, Ilhas Canárias) refere-se à água da vida que une duas células para criar um ser vivo. Metaforicamente, nesta proposta, um ser humano seco retorna ao líquido amniótico e volta a nascer. Quando abre os olhos, encontra um mundo de poças engarrafadas com pequenos barcos, piratas de televisão, entre outras bizarrias.

Sem comentários: