terça-feira, 22 de junho de 2010

CURSO INTERNACIONAL ITINERANTE DE APERFEIÇOAMENTO TEATRAL

Estão abertas até 22 de Junho de 2010 as inscrições para as audições relativas à XIX Edição da Nova École des Maîtres – Curso internacional itinerante de aperfeiçoamento teatral, que este ano se realiza de 02 de Agosto a 14 de Setembro e de 7 a 11 de Dezembro. Com direcção artística de Franco Quadri, esta edição da Nova École des Maîtres conta com Matthew Lenton como encenador convidado. As audições de actores e bailarinos (M/F) são da responsabilidade da Direcção-Geral das Artes do Ministério da Cultura, que tem vindo a organizar regularmente o processo de selecção deste projecto desde 1999.

A Nova École des Maîtres

A Nova École des Maîtres, é um curso de formação teatral avançada que oferece uma ocasião de aperfeiçoamento a actores, e este ano também a bailarinos com experiência teatral, com idades compreendidas entre os 24 e os 32 anos. É promovido por quatro países europeus – Bélgica, França, Itália e Portugal – com o objectivo de relacionar encenadores de renome a nível internacional com jovens actores formados nos conservatórios e escolas superiores de teatro da Europa e já exercendo uma actividade profissional. Pretende-se dar vida a uma experiência de trabalho fortemente assente na confrontação e troca de experiências sobre métodos e práticas de encenação, partindo de textos, línguas e linguagens artísticas diferentes, num curso composto por ateliers itinerantes.

A
XIX edição vai decorrer sob a direcção do encenador escocês Matthew Lenton. Matthew Lenton dirige a Vanishing Point Theatre Company em Glasgow desde a sua fundação em 1999. O trabalho de encenação levado a cabo com esta companhia debruça-se sobre um teatro de histórias de poder evocativo, contados através de uma linguagem essencialmente visual, com um estilo que combina a performance física, cenários inovadores, projecções e animações. Lenton já tinha dirigido o Teatro Nacional da Escócia e colabora regularmente como formador na Royal Scottish Academy of Music and Drama. De entre os trabalhos mais recentes destacam-se Journeyman, um imponente espectáculo para o National Theatre Studio de Londres, uma nova versão de A Ópera do mendigo (co-produção Royal Lyceum Theatre, de Edimburgo e Belgrade Theatre, de Conventry), Interiors (co-produção Napoli Teatro Festival, Traverse Theatre e Lyric Hammersmith), Subway (Lyric Hammersmith), Lost ones e Invisible Man (em colaboração com o Théatre de Cornouaille, de Quimper, França). Recentemente dirigiu o seu primeiro filme, Boy, para o Channel 4 e a Touchpaper Television.

A edição deste ano

Para esta edição do curso, Matthew Lenton já definiu o título Wonderland e uma linha precisa de trabalho. "Tal como Alice no País das Maravilhas – explica o encenador – também durante a École faremos a nossa viagem ao desconhecido. E iremos usar a curiosidade como ponto de partida. Será um trabalho de criação colectiva através da improvisação, da representação e da aventura partilhada de 16 actores, orientados por um encenador.

Começaremos com um ponto de partida muito simples: a ideia de uma jovem saindo de casa e embarcando numa perigosa viagem.

Uma base de trabalho será o documentário da viagem de uma jovem europeia até à América, onde espera tornar-se uma actriz na indústria pornográfica. Usaremos ainda outros recursos do imaginário como Alice no País das Maravilhas, as Metamorfoses, de Ovídio, contos de fadas como o Capuchinho Vermelho, as misteriosas fotografias de Gregory Crewdson, bem como o contexto da cultura popular contemporânea (reality shows, arquitectura moderna e música).

Wonderland é também uma referência ao preço a pagar por te tornares uma "celebridade" e te afastares da "normalidade" da vida. Mas a que custo? Depois de deixares para trás tudo o que conheces e entrares neste "país das maravilhas", como é que é possível voltares a sair? O que é que sacrificaste?

A
XIX edição decorre de 2 de Agosto a 14 de Setembro de 2010, tendo duas sedes de trabalho em Itália, primeiro em Udine, de 2 a 19 de Agosto e de seguida em Nápoles, de 20 de Agosto a 6 de Setembro.

Os resultados do curso serão apresentados ao público por ocasião das apresentações abertas: a 6 de Setembro em Nápoles; a 8 de Setembro em Roma; a 11 de Setembro em Bruxelas; a 14 de Setembro em Lisboa (Teatro Nacional D. Maria II); e ainda a 11 de Dezembro em Reims, França.

Para esta edição da Nova École des Maîtres vão ser seleccionados um total de 16 actores e bailarinos, 4 por cada um dos países participantes no projecto.

A língua de trabalho do curso será o inglês.

Os pedidos para a participação nas audições para a Nova École des Maîtres deverão ser enviados unicamente por e-mail (nmoura@dgartes.pt) e ser recebidos até 22 de Junho de 2010.

Sem comentários: